Friday, October 20, 2006

¡Empiezan las classes! Bueno, ¿o no?

Hola a todos!!!

Nesta postagem vamos dar-vos uma ideia das disciplinas que estamos a fazer por aqui, já que a primeira semana já passou (e há muito! lol) e não fizemos muito mais além disso! (e de caminhar todos os dias 1h30min…)

Pois bem, aqui vão elas! A 2ªfeira (dia 2 de Outubro) começava as 11h00 com 2 horas de Técnicas de Comunicação Oral, (e aqui quando dizem técnicas é mesmo, mesmo, miesmo técnicas, daquelas em que nos obrigam a ir para cima de um mini palco falar sobre o medo que temos de falar em público… Até pode parecer repetitivo falar disto, mas como é que alguém que tem medo de falar em público, vai para cima de um palco falar em público sobre o medo que tem de falar em público? Estão baralhados? Nós também! lol), onde aprendemos técnicas para discursar em público e para perdermos o pânico que muitos temos de o fazer (e não é que os espanhóis também tem vergonha? lol), mas nesse primeiro dia não tivemos aula porque tivemos mais uma sessão de boas vindas (não, desta vez não foi só a Erasmus, foi para todos os alunos de Periodismo (sim, o nosso curso chama-se assim! lol )).
Seguimos, sem almoçar, com mais 2 horas de Periodismo Audiovisual, tem um nome pomposo, mas mais uma vez é muito prático (quiçá até de mais lol). Na 2ªfeira, dia 23 de Outubro, temos de declamar, com emoção (piadéticos!), um poema em espanhol… Só que tem de ser decorado, e se nos esquecemos devemos improvisar… É PRECISO RELEMBRAR OUTRA VEZ QUE SOMOS PORTUGUESAS?? Bem, nesta cadeira, aprendemos a comportar-nos à frente de uma câmara, como respirar, como estar, o que dizer e, sobretudo, o que não dizer… Esta aula termina por volta das 3h e vamos almoçar (Marta - finalmente, bolas, o meu estômago já se queixa!).
Uma hora de almoço e mais 2 horas de Comunicação e Informação Audiovisual, disciplina que quiçá um dia será muito pratica, mas agora ainda não se vê nada lol… Lembram-se das Teorias da Comunicação? Não? Nem do principio? Shannon & Weaver não vos diz nada?! Não mintam!! Pois, agora estamos a dar isso outra vez… mas é interessante, segundo a Joana!, e mais tarde vamos aprender a escrever noticias para rádio e a locutar (palavra em espanhol mas não nos lembramos da portuguesa lol)!
O dia termina com muito cansaço, mas com muito conhecimento adquirido!
Além destas, que se repetem mais vezes durante a semana, temos também Diseño Gráfico y Autoedición, em que daremos Photoshop, Quark X e Free Hand num futuro próximo (e à qual teremos de fazer exame oral, ISSO MESMO!!, sobre as cores e as tonalidades e algumas coisas mais…), Redaccion Periodistica I (em que comprámos gato por lebre, porque esta devia ser totalmente pratica!) com um professor que se comporta com uma criança nas aulas, e finalmente Critica en Cine e TV, onde vemos filmes de há 2 séculos atrás lol e os analisamos de uma forma exaustiva! Divertida! Mas para chegar a estas disciplinas maravilha (no momento em que escrevemos equacionamos mudar uma…), passámos por Publicidade, com uma professora muito desinteressante e muito monótona e por Produción en Cine y TV onde era demasiada teoria e onde o professor tinha um sotaque tao cerrado e falava tao rápido que nós não percebíamos nada do que ele dizia… lol

E pronto, aqui estão explicadas as nossas disciplinas e o que vamos aprender durante 6 meses!

Alguma dúvida estamos aqui para isso!!

Hasta mañana!

Aii mapinha, mapinha...

Hola a todos!

O domingo (dia 1 de Outubro) foi calmo por aqui. Acordámos tarde e tivemos o primeiro contacto com a cultura inglesa… Não é que o “nosso” inglês come ovos ao pequeno-almoço? Mas não são ovos estrelados, são ovos mexidos com leite vejam lá vocês… Aliás pensamos que ele deve usar leite para tudo, porque descobrimos também que ele bebe o belo do chazinho com leitinho lol Mas tirando estes pequenos pormenores, é um fixe lol
Por volta das quatro da tarde respondemos à mensagem da Diana (outra portuguesa de Leiria que está por aqui) onde nos convidava para ir ter com ela. E lá fomos nós… O objectivo era andar pela cidade sem mapa, e sem nos perdermos, claro! Até à Plaza Universidad até correu bem, mas depois de deambularmos durante alguns minutos pelas ruinhas chegamos à conclusão que não passamos sem ele… nós tentamos mas é mais forte que nós… ele é tão querido, tem tantas cores e diz-nos sempre para onde devemos ir…. Ah, como gostamos do nosso mapinha lol Fomos até ao Campo Grande que aqui é um grande campo com animais (galinhas, pavões, esquilos, patos, rolas, cisnes, galos, todos os tipos de pássaros, passarinhos e passarões, animais que em Portugal temos em todas as casas, aqui estão num jardim todo bonitinho, todos arranjadinhos como se fossem coisa rara…será que aqui não os comem ao almoço?), um jardim botânico, um pequeno lago. Íamos nós a passear no grande campo do Campo Grande quando quase somos atropeladas por um esquilo atletista (sim, atletista... porque quando fomos a ver já tinha passado lol) O esquilo só parou numa pequena cerca, a olhar para nós com um olhar…. Vocês sabem… aquele olhar… como havemos de explicar… aquele olhar de de… de… de esquilo… tipo gato das botas no Shrek2 mas em versão de esquilo lol Não resistimos, tivemos que chegar mais perto…e mais perto… e mais perto…e um passo mais… "e ele não foge?" Pensámos nós… chegamos tão perto que um senhor do parque nos deu comida para lhe darmos… Como a Marta é uma medricas, não quis dar comida ao bichinho, dei eu… mas sempre serviu para alguma coisa… tirou a bela fotinha que estão a ver lol (os direitos dos animais que estão na foto estão seguramente assegurados lol) Após esta pequena aventura, regressámos a casa… Depois de anharmos um bocado, o Ben começou a fazer o jantar… Por aqui é assim, calha uma noite a cada um. E não é que ele até se safa na cozinha? Ah pois é… No fim do jantar, quem não cozinhou arrumou a cozinha, ou seja, nós… e seguimos para o cinema onde outros Erasmus nos esperavam… Fomos ver o filme “Gracias por fumar” (dobrado, claro!), com a voz da Katie Holmes ligeiramente diferente e com um sotaque um bocado para o espanholado lol Não recomendamos, ou melhor, para quem tenha insónias parece perfeito porque a ver este filme não há quem não durma lol Após a bela da sesta no belo do cinema regressámos a casa… Amanha é um novo dia e as aulas já vão começar!

Hasta mañana!

¡Hola Benny Benny!

Hola a todos!

Este é o Benjamin Konopinsky, Ben para os amigos, nuestro compañero de piso. É inglês e também fala português, o que significa que entre nós (Joana e Marta) se acabaram os segredos porque ele percebe-nos…coisa rara aqui por estes lado lol Nunca vos falámos dele porque esteve ausente esta semana.
Na manha de sàbado, dia 30, estávamos nós num sono retemperador, visto que a noite durou até às 6h da manha, quando ouvimos alguém a gritar: “Marta, Joana, wake up!”. Levantámo-nos todas ensonadas, saímos dos quartos e encontrámos um Ben sorridente e cheio de energia. Depois de dois dedos de conversa, fomo-nos arranjar para ir tratar da Internet (que tarda em chegar). Entretanto chegou o Joe, para matar saudades do Ben lol Seguimos para a PhoneHouse onde apanhámos um grande balde água fria… íamos todos contentes a pensar que íamos ter Internet rápido, quando somos informados que necessitávamos abrir uma conta num banco espanhol para poder ter Internet. Mas isso não foi o pior, não é que para abrir uma conta, se não formos espanhóis, necessitamos de apresentar o passaporte? Mas como é possível se uma pessoa para vir a ou para Espanha não precisa de um? Temos que fazer um passaporte de propósito só para abrir uma conta? A nossa sorte é que o Ben tem passaporte e tratou disso.
Depois deste estranho episódio fomos os quatros ver se encontrávamos alguma roupa de jeito… tarefa difícil visto que os espanhóis têm uns gostos um tanto ou quanto esquisitos… Eu, Joana, procurava um casaco, mais conhecido por este lados como abrigo; eu, Marta, procurava umas calças castanhas e os rapazes procuravam simplesmente roupa para vestir. Mas a nossa busca foi em vão… Com o desespero, parámos num café onde nos confortámos com uns belos chocolates quentes... E que bons que estavam! Aqui conhecemos um viejo que não era mayor… E o que é viejo?, perguntam vocês... Como em Portugal, se chamarem viejos aos idosos aqui levam a mal, preferem ser chamados por mayores..mas o Joe tem uma teoria... para serem mayores têm de se mexer E andar a mais de 1 km por hora… Mas voltemos ao “nosso” viejo… Sim, este é mesmo um viejo! Como podem ver na foto, este mexia-se o minimo indispensável, deixando até a língua de fora para não ter de a tirar para molhar o belo do dedito e assim conseguir mudar de folha do jornal lol Ainda nos rimos bastante à sua custa, pedimos desculpa mas foi mais forte de nós… Para mostrar o nosso arrependimento aqui está uma foto em sua homenagem lol
Depois de tudo isto regressámos a casa já com a barriguinha cheia de chocolate bem quentinho e espessozinho lol O Bem abandonou-nos para ir sair à noite e nós, depois de tanta emoção no nosso pequeno coração, ficamos em casa e encharcámo-nos em torradas e leite quatro horas depois.

Hasta mañana

Thursday, October 19, 2006

Nao sei quê, nao sei quantos...

¡Hola a todos!

Bem, hoje, sexta-feira, dia 29 de Setembro, voltámos ao normal, acordámos cedo… Às nove e tal tocou o despertador… O destino de hoje era a Universidad Europea Miguel Cervantes para assistir à sessão de abertura do ano lectivo… (talvez a pior decisão que tomámos desde que aqui estamos). A cara amiga das Relações Internacionais recomendou que chegássemos às 11h à universidade, apesar de aquilo só começar às 12h (disse ela que era melhor para arranjarmos lugar sentados)… E nós, como bons Erasmus que somos, lá fomos… um mini grupo de cinco, aos 9º matinais de Valladolid durante 30 min…
Depois de uma hora sem fazer nada, lá começou a bendita palestra… Primeiro fala o não sei quantos que diz não sei o quê sobre o ano lectivo passado, depois fala o não sei quantos das Nações Unidas sobre os inimigos não sei de quem (refere qualquer coisa sobre a Inglaterra não ser amiga de ninguém e só ter interesses...nessa altura tememos pela sua vida porque tinhamos um inglês ao lado lol). Depois veio o não sei quem com um chapéu muito estranho na cabeça (vamos tentar descrever, estão a ver aqueles candeeiros das avós? Estão a ver as ceninhas das cortinas que têm muitas farripas? Bem, agora ponham um candeeiro virado ao contrário na cabeça de um espanhol com uma fatiota estranha, juntem as farripas e riam como nós durante cerca de dez minutos… Ah! O chapéu era cor de laranja…) a falar sobre este ano... No fim cantámos Gaudeos Ijitur la la la la la...
Finalmente, e uma hora e meia depois, chegou a melhor parte: as comidinhas!!! Tapas, tapas e mais tapas… A maioria não gostámos… umas com uma fatia de queijo, presunto e uma uva, uma cena tipo sandes em miniatura com uma pasta qualquer… Foram as que gostámos porque a variedade era muita! Quando finalmente chegou algo português (salsichas enroladas em bacon), começou a chover torrencialmente… Agarrámos em dois ou três cada um e fugimos… Quando parou de chover, já não havia nada… Os resistentes à chuva tinham comido tudo…
Voltámos a casa por volta das três da tarde, dormimos a bela da sesta, anhámos um bocado.. Jantámos e fomos para a borga... desta vez o destino
foi um bar chamado Soho (nao ha um destes em Leira?), com bom ambiente mas, e infelizmente, com música espanhola em grande quantidade! Depois de uma grande enjoadela de musica espanhuela decidimos mudar de sítio e fomos até à discoteca Asklepios, onde a noite durou e durou e durou... sempre com a boa disposiçao e alegria dos Erasmus! A noite acabou la para as 6h da manha (ja contando com os 45 minutos de caminho até casa).

Hasta mañana!

Feijoada com feijao :p

¡Hola a todos!

Para variar, o dia não começou cedo… “E porquê?” Perguntam vocês! Vá perguntem!!! Não tenham vergonha!!! Lol Porque saímos e a noite rendeu até tarde… Como hoje (quinta-feira, dia 28) não havia nada para fazer, decidimos não fazer nada… E quando dizemos nada, é mesmo, mesmo, mieeesmo nada lol (enquanto escrevemos ouvimos Shakira, Shakira, em INGLÊS, coisa rara por estes lado).
Depois de não fazermos nada, tomámos banho e fomos à Internet… claro, a Internet… Pôr a conversa em dia com os amigos, a família e os novios (não, não fomos pedidas em casamento, é mesmo a palavra para namorados em espanhol)! Durante a tarde tínhamos recebido uma mensagem/convite para jantar em casa do Nico, Joe e Avrim! Por isso, ficámos na net até a senhora nos expulsar (outra vez), fomos a casa mudar de roupa porque aqui faz muuuuuiiiiiiiiiitttoooo muito muito frio à noite, e seguimos para o Paseo Juan Carlos I! Quando chegámos, a Anna e o Tomek (os outros convidados) já lá estavam. A comida até nem era má, parecia feijoada (e por incrível que pareça tinha feijão!)… De aperitivo havia pimentos, queijo feta e tomate; de prato principal, a tal feijoada com feijão, lentilhas, grão de bico, pimentos, frango e mais algumas coisas não identificáveis… Bem bommm!!!
A noite acabou cedo, por volta da meia-noite estávamos em casa. Ainda houve tempo para ligar aos novios e às famílias. Depois xixi cama, ou em francês pipi et lit, em inglês pic and bed ou em espanhol pipi y cama!

Hasta mañana!

Primeira saída oficial!

¡Hola a todos!

Na quarta-feira (dia 27), mais uma vez acordámos atrasadas. Tivemos que nos despachar rápido e sair à pressa de casa para ir apanhar o autobus que era às 9h10. Saímos de casa a correr, pensando que já estávamos muito atrasadas mas afinal fomos as primeiras a chegar à paragem. Como o autobus passa de 5 em 5 minutos não tivemos que esperar muito…
E lá fomos nós até à Plaza Poniente onde íamos apanhar outro autobus para ir a Peñafiel, uma pequena cidade a 42 minutos de Valladolid (segundo o Joe). Visitámos uma casa museu do séc. XIX onde nos presentearam com um teatro muito original, bolachas e, segundo alguns, bom vinho caseiro … lol
Logo de seguida fomos ao belo do castelo… E subimos, subimos, subimos… curva para a esquerda, curva para a direita, e o Nico sempre a dizer: "No me gusta curvas en autobus… No me gusta alturas…” lol Depois de passarmos duas vezes por esta tormenta (uma para cá, outra para lá) regressámos a Valladolid. A fome era negra e o cérebro deixou de funcionar (essa é a única razão para termos tomado a seguinte decisão)… Fomos almoçar a um Donner Kebab (um restaurante paquistanês) onde comemos pessimamente mal e que tem o dom de nos deixar cheias até ao jantar. lol
Depois do jantar saímos e fomos a um bar na Plaza Poniente para a primeira saída oficial em Erasmus! Quando já não se passava nada aí, fomos ao Maderal (não perguntem onde é porque fomos por umas ruinhas nunca antes vistas, tantas curvas e contracurtas que é impossível sabermos onde é lol) A noite foi muito fixe, muita boa disposição! Dançar com a Anna (uma polaca muito simpática) e falar com este(a) e com aquele(a) Erasmus… A música era internacionalmente conhecida, o que conferia uma certa alegria comum! A noite terminou por volta das 4h da manha, mas só chegámos a casa às 5h (já que o Joe e o Nico estavam um pouco borrachos, a Anna e o Tomek é que indicavam o caminho e, segundo o Joe andamos às voltas em vez de virmos directos para casa lol). Pelo caminho o Joe e o Nico ainda tiveram tempo de subir as postes, andar por cima de carros etc etc… E ainda nos disseram: “No estamos borrachos…Ben tiene unas compañeras muy majas” (Não estamos bêbados…Ben tem umas colegas muito fixes!) lol
Viemos para casa e dormimos!

Hasta mañana!

Wednesday, October 18, 2006

Finalmente Martes 26 de Setembro (e uma dentadura!)

Hola a todos!

Mais uma vez o dia começou cedo (mas porquê?)... O programa era conhecer Valladolid a pé numa visita organizada pelas Relaçoes Internacionais da universidade.










O encontro era na Plaza Mayor (ha uma Plaza Mayor em cada cidade de Espanha), às 9h30. Por volta dessa hora começou o passeio: passámos pelos museus Contemporâneo, Casa de Cólon, de Escultura e alguns mais, muitas igreja, a Catedral, o Arquivo General das Índias, a biblioteca pública, e todas as ruinhas que há por aqui...
Acabou por volta do meio-dia e voltámos a casa para almoçar. Depois do almoço, limpezas... A cozinha (que estava um poquito poquito suja), tirámos os talheres, os pratos, os copos... tudo o que lá estava e lavámos os armários... Tudo ficou muito mais limpo! Depois fomos arrumar um pequeno móvel, ainda na cozinha! Tirámos tudo o que tinha e quando a Joana abre uma gaveta, o que será que encontra? Vá, perguntem lá!!! Uma toalha de mesa? Nao! Comida? Nao! Mais pratos? Dava muito jeito porque só temos seis, mas nao, tambem nao foram pratos! Pronto está bem, nao vos fazemos sofrer mais... Uma DENTADURA!!! Sim, isso mesmo, uma dentadura!!! Até fizemos um anuncio para por no jornal no ano que vem: "Se alquilla piso con tres habitaciones, una cocina, un salón, un escritorio y una dentadura (pero solo los dientes de arriba)" lol

Bem, depois da histeria e do pânico chegou a parte das fotos que a Joana (porque a Marta nao tinha coragem,nem mesmo de olhar)... "¡Es una dentadura, joder!"... Como nao conseguiamos tira-la dali decidimos fecha-la e esperar que o Ben, o nosso companheiro de casa, chegasse para a tirar.

E com isto tudo, acabámos as limpezas (por hoje) e fomos à internet. Três horas e meia depois... diñero, mucho diñero... três euros cada una. Saimos só quando a senhora nos pôs de lá para fora, e fomos para casa... jantar, ver tv e dormir cedo porque no dia a seguir tínhamos de estar na paragem de autobus às 8h10!

Terminou mais um dia!!!

Hasta mañana!!!


Comidinhas:
Almuerzo:Costeletas de cerdo fritas com arroz, ensaladas, patatas fritas y uvas.
Cena:Centros de merluza, con patatas cozidas y zanahorias. (Papa desta vez pus azeite. Marta)

Frases importantes lol

*"Olha eles sao maiores do que o nosso frigorifico!" By Joana sobre Joe, Nico e Ben.
*"Oh nao, temos uma infiltraçao! (ouvia-se água a pingar), afinal era só o relógio de parede da cozinha." By Marta

Tuesday, October 03, 2006

Hola a todos!
Começamos por pedir desculpas por nao termos actualizado o blog, mas nao temos tido tempo nenhum para o fazer. Como ainda nao temos internet em casa torna-se muito complicado fazer as postagens,porque quando vimos ao cyber cafe temos tanta coisa para fazer,tanta gente com quem falar que quando nos damos conta ja esta a senhora a dizer que quer fechar. Por isso esperamos que tenham um pouquito de paciencia, poia na proxima semana (dia 11 ou 12 de Outubro) ja vamos ter net em casa e aí é que vai ser...postagens todos os dias =) No entanto, se tivermos algum tempito livre, vamos postando sempre alguma coisa.

Por aqui tudo está a correr optimamente bem, melhor do que esperavamos!!!

Hasta Mañana!!!

Que dices? No comprendo!


Hola a todos!!!
Pensavamos que poderiamos vir mais cedo, por isso desculpem o atraso...Agora vamos ao primeiro dia (25 /Set lunes!)…
O dia começou cedo, por volta das 8h15 (7h15 no nosso cantinho à beira mar plantado), e para variar chegámos atrasadas ao pé dos Erasmus que nos esperavam. Pelo caminho as coisas não correram bem, quase fomos atropeladas por uma espanhola que ia a sair de uma garagem (pelo visto por aqui não temos prioridade nesse campo), e o nosso nariz não se adaptou bem aos novos ares e começou a pingar logo de manhã (também com o frio que estava!!!). O caminho para a universidade durou 35 min debaixo de 9 intensos graus… Quando lá chegámos uma multidão nos esperava e o que pensámos nós? “Serão Erasmus, serão alunos? Erasmus não são certamente, porque não há tantos assim!”. Os outros Erasmus deixaram-nos sozinhas e ficámos por ali a tentar adivinhar nacionalidades: apostámos em duas portuguesas, alguns ingleses e alguns da Europa de Leste! Acertámos nas duas portuguesas, duas inglesas e da Europa de Leste não acertámos no país mas que eram de lá, eram! Claro que não podia faltar a visita aos aseos para compor o cabelo: Marta – “O meu cabelo está horrível!”, Joana – “Todos os dias dizes isso!”, Joana – “Odeio a minha franja!”, Marta – “Estás óptima como sempre!”.
Depois desta cena tipicamente portuguesa, lá fomos nós para a recepção a Erasmus que durou cerca de meia hora e a seguir conhecer a escolinha… Primeiro a biblioteca (em construção e com cerca de 10 livros por assunto), depois o ginásio, a rádio, o laboratório, o estúdio de televisão, a cafetaria e a reprografia. Com tudo isto, o estômago dos Erasmus que ali estavam já se queixava: além do inglês Joe, do francês Nico e do turco Avrim (diz-se assim, como será que se escreve?), conhecemos também a Anna e o Tomek, dois simpáticos polacos! Parecíamos todos do mesmo mal, não havia comida em casa para almoçar, por isso, convidamo-nos todos uns aos outros para almoçar e lá fomos nós, em busca do restaurante perdido… perdido porque foi difícil de encontrar… parece que por aqui eles não comem, só bebem! Lol Depois de duas horas à procura, decobrimos um Donner Kebab e uma Hamburgueria! O Nico queria Kebab, todos os outros queriam hambúrgueres, por isso ganhou a maioria. “Que quieren para beber?”, “3 colas, 2 cervejas e 1 água”, Marta – “Qué marca tienes de agua?” (Joe, Nico, Anna e Tomek param o que estão a falar e olham para Marta com cara de espanto…). A marca da água era Aquabona, mais uma água de sabor horrível daqui… Joe e Nico garantiam que a agua não tem sabor, Anna e Tomek diziam que algumas sabiam mal… Quando a água chegou à mesa foi a prova final lol Todos provaram e as conclusões foram: Nico e Joe: a água é toda igual!, Anna, Tomek: sim, a água sabe um pouco mal, Marta e Joana: a água sabe mesmo mal! O almoço correu bem, falámos de tudo um pouco, até das coisas mais estúpidas (entre Erasmus tudo é possível!)! Depois do almoço, cada um foi para a sua casa. Nós preparávamo-nos para a árdua tarefa das compras… Em casa, fizemos a listinha: detergentes, comida, leite, pão, fruta, esfregões, aceite de aceituna y aceite de girassol, cebolas, alhos, zanahorias (Já na hora?), lechuga (romana por sopuesto!) entre muitas (mesmo muitas) outras coisas!! Primeiro fomos ao Gadys, ver preços, depois, ao Lupa, comprar o que era mais barato… O peso era tanto que tivemos de vir a casa para depois fazer o resto das compras no Gadys… A viagem foi penosa, Skip 36 doses, amaciador, detergentes vários, aceite de aceituna y de girassol, tudo às costas de duas meninas muy pequeñas… Mais uma voltinha e mais uma viagem, Lidl, antes de Gadys, com aquele saquinho das compras que todas as avós têm em casa… Uma belezinha! Finalmente, e depois de tudo em casa, arrumar… (Mamãs, onde estão?!!)! Depois do jantar, mudar de camisola, para tomar um café pré combinado no fim da visita a escola com as duas portuguesas, Anna, Tomek, Joe, Nico, Alessandro (italiano, claro!), Cristof (Sabemos que parece Eristoff, mas diz-se assim!), turcas, turcos, alemães, mais polacos, belgas… Uma miscelânia de culturas, só possível a quem faz Erasmus! O café foi fixe, mas estávamos muito cansadas… Com a ajuda do mapa, lá chegamos a casa! E dormimos… “Até amanhã!”

Comidinhas:
Almuerzo: Plato combinado nº10 (salsicha, hamburguesa, patatas fritas y ensalada)
Cena: Esparguete à Bolonhesa congelada do Lidl (mt mt bom... lol)

Fotos: 1ª: Marta e Joana 2ª Marta Joana e Anna 3ª Alesandro, Anna, Joe e Joana 4ª Tomek, Anna e Nico